Mídias, Redes Sociais, Crianças e Adolescentes

O acesso de crianças e adolescentes às redes sociais e mídias é uma realidade em nossos dias.

Mensagens impróprias, especialmente, pornográficas ou de violência são muito prejudiciais ao desenvolvimento afetivo e cognitivo de pessoas  em desenvolvimento. Nesse sentido, torna-se imperioso que pais e responsáveis desenvolvem alguns cuidados especiais. Por isto, apresentam-se algumas sugestões de atitudes simples da família que podem fazer toda a diferença:

1. Computador/tablet ou celular só na sala de jantar, jamais no quarto. Isto se aplica também para a televisão. Tal condição evita que filhos menores e pais vivam isolados dentro da mesma casa. É melhor junto e misturado!

2. Conheça muito bem os amigos de seus filhos, e os reúna em casa com frequência. Aproveite para fazer três coisas fundamentais: “ouvir, ouvir e ouvir”. Os melhores amigos sabem de tudo que se passa. Se houver algum desvio, os pais saberão bem cedo.

3. Conheça e esteja em contato permanente com os professores da escola, pois eles têm informações importantes sobre seus filhos.

4. Estimule e apoie  iniciativas de seus filhos. Deixe-os falar o que pensam, certo ou errado. É muito importante que os filhos vivenciem em casa o protagonismo de falar e serem ouvidos pelos pais.

Cada família tem seu estilo, regras e valores.

Conserve o que está bom e reflita sobre o que não está indo bem.

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comment this post!