Projeto Criança Protegida

Projeto Criança Protegida

Resumo: Treinamento de Lideres do Ministério Infantil e Famílias sobre a Prevenção, Investigação e o Encaminhamento de casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes.

1. JUSTIFICATIVA

Pesquisas e estudos públicos revelam os altos índices de abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.(Mapa da Violência, 2015)
As igrejas e as famílias cristãs também estão expostas a este tipo de violência.
Por isto, a Lei Federal 8.069/90-ECA, em seu artigo 94-A, estabelece a obrigação de instituições que abriguem ou recepcionem crianças e adolescentes a terem em seus quadros pessoas capacitadas a identificar e encaminhar casos de maus-tratos contra crianças.
As igrejas podem e devem atender a este imperativo legal.

2. OBJETIVOS

Os objetivos do programa CRIANÇA PROTEGIDA são mobilizar e instruir as Igrejas Cristãs sobre a prevenção e o encaminhamento de casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes.
As ações do programa podem ser aplicadas dentro ou fora da igreja.
O Programa “CRIANÇA PROTEGIDA” propõe:
– O treinamento de um grupo de INSTRUTORES da Igreja encarregado de realizar as atividades de treinamento e orientação com as famílias.
– Ações pedagógicas permanentes com famílias, crianças e adolescentes da igreja, mediante o uso de revistas em quadrinhos.

3. A EXECUÇÃO DO PROGRAMA

1ª ETAPA: Palestra de treinamento para todos os líderes do Ministério Infantil e Famílias sobre a prevenção do abuso sexual e treinamento de INSTRUTORES.

2ª ETAPA: Distribuição das Revistas em Quadrinhos (Material Pedagógico) e Atuação dos Instrutores (Multiplicadores).
É a fase de aplicação do treinamento pelos INSTRUTORES junto às famílias, crianças e adolescentes.

As revistas em quadrinhos “Crianças e Adolescentes”, volumes I e II, foram especialmente elaboradas, a partir do estudo de casos reais de violência e abuso, e fornecem estratégias legais e práticas para a prevenção do abuso contra crianças e adolescentes. A linguagem simples e direta, associada aos desenhos de forte identificação com as crianças, permite uma abordagem adequada a cada idade.
Atualmente estão disponíveis os seguintes volumes:
Volume I – Vítimas da Violência
Volume II – Como Investigar Casos Suspeitos

4. VALOR DE INVESTIMENTO

O valor de cada exemplar DA REVISTINHA é R$ 1,00 (um real).
O valor de investimento do projeto CRIANÇA PROTEGIDA é o equivalente a aquisição de 1 revista para cada criança ou adolescente.
O valor mínimo de aquisição para execução do Projeto é 20.000 revistinhas (R$ 20.000,00)
Neste valor já estão compreendidas a palestra de treinamento dos multiplicadores e despesas de viagem e hospedagem dos palestrantes.

Aconselho igrejas menores a se reunirem e se cotizarem,  possibilitando adquirir este montante. Cada uma colabora com um pouco e no treinamento os instrutores de todas as igrejas serão capacitados.

** Sugere-se que a igreja proponente adquira as revistinhas e as venda pelo mesmo valor às famílias e profissionais interessados.
Com isto, as famílias vão se envolver e a igreja recupera o valor investido.

Ficará a cargo da entidade contratante as despesas de mobilização e organização das palestras, bem como certificação e acompanhamento dos multiplicadores.

5. VÍDEOS DE APOIO

O INSTRUTORES terão acesso a um vídeo de treinamento para utilizar com as famílias, crianças e adolescentes.
O vídeo “A Prevenção do Abuso Sexual” está disponível no portal www.infanciaefamilia.com.br no Item CRISTÃOS PELA INFÂNCIA.

6. ACOMPANHAMENTO DOS INSTRUTORES PÓS-TREINAMENTO

Após as atividades de treinamento os Instrutores da Igreja terão acesso ao Portal infanciaefamilia.com.br onde terão acesso a textos complementares e vídeos de treinamento.
Contratações e informações:
61 981751461 ou contato@programaproteger.com

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comment this post!